Diagramo Soluções | O QUE É ASSESSMENT? QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
15546
post-template-default,single,single-post,postid-15546,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

O QUE É ASSESSMENT? QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

O QUE É ASSESSMENT? QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

Grande parte das teorias modernas de gestão e suas respectivas ferramentas tiveram sua origem fora do Brasil, por isto é tão comum o uso de palavras em outros idiomas.

Os artigos anteriormente publicados tratando sobre Hunting, Headhunters e Coaching são excelentes exemplos, e no caso do Assessment não é diferente. Também se trata de uma palavra da língua inglesa, cuja tradução literal significa avaliação ou análise.

Deixando de lado os “estrangeirismos” e focando no entendimento do tema, o Assessment pode ser entendido como o processo de avaliação de um indivíduo dentro de um contexto pré-determinado, através do uso de técnicas e ferramentas de análise que virão a compor um relatório de diagnóstico final, e este será a base para a tomada de decisões.

O Assessment, portanto, não é uma metodologia de desenvolvimento, e sim uma ferramenta fundamental de suporte às práticas de Desenvolvimento Humano, tanto por parte das empresas bem como por profissionais que dedicam tempo e atenção à gestão das respectivas carreiras.

Trataremos a seguir dos principais aspectos para uma melhor compreensão sobre o Assessment como: significado dos nomes, metodologias principais, a quem se destina, aplicabilidade, etc.

 

ENTENDIMENTO DAS PALAVRAS

Uma boa maneira de começar o entendimento sobre o tema é conhecer o significado dos termos técnicos e vocabulário específico, veja abaixo:

  • ASSESSMENT ::: É a metodologia, o processo de avaliação em si;
  • ASSESSMENT CENTER ::: É um sinônimo de Assessment, ou seja, é a metodologia de análise;
  • ASSESSOR ::: Profissional responsável pela análise de resultados e preparação do relatório de feedback;
  • CLIENT ::: Indivíduo que está sendo avaliado;

METODOLOGIA DE ASSESSMENT:

Avaliar indivíduos dentro de um contexto em prol de um objetivo de desenvolvimento é objetivo do Assessment, e para isto não existe uma forma única de fazê-lo. Ainda bem, afinal de contas vivemos no Brasil uma grande diversidade de segmentos de mercado, culturas organizacionais, empresas de origens nacionais e estrangeiras, de modo que neste cenário tão complexo é imprescindível que as organizações e os profissionais possam customizar as metodologias e ferramentas de análise de acordo com suas necessidades específicas.

A metodologia de Assessment da Diagramo contempla uma avaliação das três dimensões que compõem o perfil profissional. Cada uma das três será analisada através de uma ferramenta específica como podem ver abaixo:

  1. PERFIL PESSOAL = faremos um mapeamento de perfil comportamental;
  2. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS = mapeamento de competências organizacionais e de liderança;
  3. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL = medição da inteligência emocional

 

PÚBLICOS DO ASSESSMENT E SEUS BENEFÍCIOS:

Em busca de um processo de gestão de Capital Humano mais eficaz, muitas organizações vêm fazendo o uso do Assessment como ferramenta suporte à tomada de decisão.

A adoção desta metodologia vislumbra conseguir medir os resultados da equipe de forma sistemática, eliminando grande parte da subjetividade inerente ao processo de avaliação, por adotar parâmetros claros e difundidos em toda a organização.

Como resultado indireto as empresas propiciam aos seus colaboradores um sistema de gestão igualitário, coerente e crível.

Por esses e outros motivos o Assessment vem sendo aplicado para profissionais de nível estratégico, executivo, gerencial, bem como para outros níveis importantes de tomada de decisão como supervisores, coordenadores.

Além destes, outros colaboradores de nível Sênior e/ou Especialista também podem ser alvo desta metodologia de análise, uma vez que as podem estar sendo mapeadas potencialidades de desenvolvimento pensando em planos de sucessão de posições chave do negócio.

No caso das empresas, as principais aplicabilidades do Assessment são para:

  • Criação do mapa de competências e potencialidades da equipe;
  • Definição da estratégia a ser adotada de Treinamento e Desenvolvimento;
  • Mitigação dos riscos inerentes nos processos de recrutamento e seleção;
  • Adoção de parâmetros claros de promoção, aumentos salariais e políticas de remuneração variável;
  • Mapeamento de talentos com elaboração de plano específico de retenção;
  • Planejamento de carreira de curto, médio e longo prazo da equipe;
  • Minimização dos gastos com recrutamento externo com maior adoção de práticas internas de desenvolvimento;
  • Criação dos planos de sucessão (conforme citado acima).

Em se tratando dos profissionais antenados com seu futuro profissional, independentemente das atuais empresas adotarem ou não a prática do Assessment, muitos têm buscado apoio na metodologia. Os principais motivadores são:

  • Autoconhecimento dos pontos de força e de desenvolvimento;
  • Estruturação de uma estratégia completa de autodesenvolvimento;
  • Aumento do potencial de geração de resultados maiores e melhores;
  • Ganhos de produtividade e porque não, ganhos financeiros através de promoções e aumentos salariais;
  • Incremento do nível de empregabilidade no mercado de trabalho;
  • Parar de simplesmente fazer a gestão do emprego e começar a gerir a própria carreira!

Esperamos que estas informações tenham sido úteis e possam ter lhes ajudado a entender mais sobre o tema!

Nos vemos em breve!

Gostou do texto? Deixe o seu comentário e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

LINKEDIN ::: linkedin.com/company-beta/22297578/
FACEBOOK ::: facebook.com/diagramosolucoes/
INSTAGRAM ::: instagram.com/diagramosolucoes/

 

HENRIQUE BAIÃO CORRÊA

Diretor Executivo e Fundador da Diagramo Soluções, como Headhunter realizou mais de 5.000 entrevistas, conduziu mais de 500 processos seletivos para empresas de todos os portes, diversos segmentos de mercado, com foco em cargos estratégicos de níveis variados. Trabalhou como Executivo na Indústria Automotiva, em empresas de Executive Search e Recolocação Profissional. É Master Coach pela SLAC Coaching, e vem apoiando profissionais a superarem seus limites e conquistar seus objetivos de vida.
perfil completo ::: linkedin.com/in/henriquebaiao/

No Comments

Post A Comment